Notícias

Governo lança novo Minha Casa, Minha Vida! Medida gerará mais empregos e reduzirá o déficit habitacional do País STICOMBE presente!

Governo lança novo Minha Casa, Minha Vida! Medida gerará mais empregos e reduzirá o déficit habitacional do País STICOMBE presente!

O governo anunciou, em cerimônia realizada nesta quinta (13), no Palácio do Planalto (foto acima), o novo programa Minha Casa, Minha Vida, considerado o maior programa de habitação popular já executado.

Gerido pelo Ministério das Cidades e criado em 2009, já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais. Até 2026, a meta é contratar mais 2 milhões de moradias. No primeiro semestre de 2023, até o dia 3 de julho, o programa entregou 10.094 unidades habitacionais em 14 estados. As residências entregues somam um investimento total de R$ 1,17 bilhão. Em 6 meses, a previsão é de entrega de mais oito mil unidades e a retomada de 21,6 mil obras, o que terá forte impacto nos empregos e na renda.

O presidente Lula fez um histórico do programa e defendeu a transformação de terrenos da União em espaços habitacionais. “A quantidade de terrenos abandonados que existem nas regiões, a quantidade de prédios da União, só INSS tem 3 mil casas e terrenos, prédios. Por que isso fica na mão do INSS? Por que a gente não distribui isso para o povo? Faz as mudanças que tiver que fazer”, defendeu. Ele também voltou a fazer uma dura crítica aos juros elevados do BC que dificultam o crescimento.

Uma delegação coordenada pelo Tesoureiro do Sindicato, Francisco de Oliveira, compareceu ao evento, acompanhados pelos dirigentes nacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Ademar Rangel, de São Paulo (vice-presidente), e Denilson Pestana, do Paraná (secretário para assuntos de Educação) (foto abaixo).